Tricolor terá caminhada dura na Série D – Foto: Beto Lima/JEC
As portas do carnaval a CBF finalmente divulgou a tabela da Série D do campeonato brasileiro. E o Joinville não terá vida fácil na quarta divisão do certame nacional. O Tricolor está no grupo A17, junto com Ferroviária (SP), Avenida (RS) e Maringá (PR).
A Ferroviária, adversária da estréia no dia 5 de maio, faz boa campanha no campeonato paulista. A Ferrinha é a segunda colocada no grupo C, com os mesmos 13 pontos do líder Corinthians. Em nove jogos foram três vitórias, quatro empates e duas derrotas. Contra os grandes do estado, derrota para o Santos e empate com o Palmeiras. A equipe de Araraquara vem se destacando pela maneira como atua nesta temporada. O técnico Vinicius Munhoz foi citado pelo treinador da seleção brasileira na coletiva da última convocação. “Estou sendo porta voz aqui de que um dia eu falei que Vinicius Munhoz que está na Ferroviária e fez um jogo bonito de se ver contra o Palmeiras”, elogiou Tite, ao comentar sobre treinadores que apresentam novidades ao futebol brasileiro.
Quem não vem bem é o Avenida. Apesar de ter vendido caro a eliminação na Copa do Brasil para o Corinthians, o time de Santa Cruz do Sul está na zona de rebaixamento do gauchão. Em oito jogos o time venceu um, empatou três e perdeu quatro, com direito a goleada sofrida diante do Grêmio. O experiente goleiro Andrey, que chegou a ser campeão mundial com a seleção Sub-20 e jogou por Grêmio e Cruzeiro é um dos líderes do time, embora não seja titular. Com um elenco predominantemente formado por jogadores com passagens pelo futebol gaúcho, o time é oque vive o pior momento entre os quatro do grupo.
O Maringá terminou o primeiro turno do campeonato paranaense na terceira posição do grupo A, perdendo a classificação para o Operário nos critérios de desempate. Ainda assim, o time deixou para trás o Londrina e o time Sub-23 do Athletico Paranaense. Em seis jogos foram duas vitórias, três empates e só uma derrota. Entre os empates estão os jogos contra Coritiba e Paraná, ambos 0 a 0. O atacante Tiago Orobó, um dos destaques da equipe, é um dos artilheiros do estadual.
A CBF já anunciou também as datas das partidas do grupo. A Série D é disputada por 68 equipes, divididas em 17 grupos com quatro times cada. Os primeiros colocados de cada grupo, mais o 15 melhores segundos avançam para a segunda fase, já eliminatória. Os quatro semifinalistas têm direito ao acesso à Série C em 2020.
Confira as datas dos jogos do Joinville
05/05 – Ferroviária x JEC – Fonte Luminosa (SP)
12/05 – JEC x Maringá – Arena Joinville (SC)
19/05 – Avenida x JEC – Estádio dos Eucaliptos (RS)
26/05 – JEC x Avenida – Arena Joinville (SC)
02/06 – Maringá x JEC – Willie Davids (PR)
09/06 – JEC x Ferroviária – Arena Joinville (SC)
Texto: Vitor Forcellini