A Sportmania faz coro a Nota Oficial da ACAMID – Associação Catarinense de Mídias Digitais pela continuidade do Futebol Profissional: Leia a nota da ACAMID na íntegra
Ontem, quarta-feira, 10, a ACAMID divulgou nota oficial em relação a ser favorável ou não continuidade do futebol profissional. A Sportmania juntamente com a ACAMID entende que o melhor caminho é optar pela continuidade
Segue a nota oficial – ACAMID – Associação Catarinense de Mídias Digitais
“ACAMID – Associação Catarinense de Mídias Digitais
Nota oficial: Pela continuidade do Futebol Profissional
A Associação Catarinense de Mídias Digitais se manifesta, através de sua diretoria, contrária à paralisação das atividades de futebol profissional em Santa Catarina, e em qualquer lugar do Brasil.
Apesar de vivermos um momento totalmente crítico no Estado na saúde pública, devido ao pico de contaminação da pandemia da Covid-19, a ACAMID entende que a prática do futebol profissional não apresenta riscos à saúde pública, por não haver a presença de público e respeitar rígidas normas e protocolos em seus jogos oficiais.
É público e notório que os envolvidos em uma partida de futebol são testados antes de qualquer jogo oficial, e que só participam em campo aqueles que estão devidamente negativados, sejam atletas, comissões técnicas, arbitragem, gandulas e maqueiros, e demais agentes de um jogo de futebol. A cobertura da imprensa, por sua vez, é limitada a poucos profissionais, que também passam por diversos protocolos sanitários seguros.
Ao mesmo tempo em que autoridades municipais em Santa Catarina fecham seus municípios para esta prática, que se prova não nociva à sociedade, diversas outras atividades que provocam aglomerações e que não são essenciais continuam funcionando normalmente, inclusive sem os protocolos e testagem realizada no futebol profissional. Ninguém testa mais os seus profissionais do que o futebol!
Precisamos, ainda, tratar o futebol como uma indústria bilionária no Brasil, que movimenta a economia como outros setores, gera empregos, renda e impostos. São milhares de profissionais que dependem diariamente do futebol para o sustento de seus familiares. Entre estes profissionais estão também a imprensa esportiva, sobretudo as mídias digitais, que a cada dia mais ganham espaço na cobertura esportiva especializada.
Nós, das mídias digitais, produzimos conteúdo e entretenimento para milhões de pessoas diariamente. Levamos a emoção do futebol aos seus aficcionados, que hoje se encontram impossibilitados – com razão – de estarem nos estádios de futebol. Conferindo assim à imprensa uma importante ferramenta social, inclusive de manter as pessoas em casa, acompanhando seus Clubes do coração através de nossas transmissões digitais e coberturas dos eventos esportivos.
É evidente que estamos todos consternados com a situação caótica a que se chegou a pandemia em Santa Catarina, e somos totalmente solidários a todos que sofrem com a doença e com a partida de seus entes queridos e amigos.
Porém, temos a total certeza e respaldo científico que o futebol profissional em Santa Catarina é uma atividade totalmente segura, que gera empregos, e que mantém diversas atividades – como nós das mídias digitais – vivas e garantindo o sustento de milhares de famílias.
Paralisar o futebol é não querer observar as importantes questões levantadas nesta nota oficial. É utilizar uma atividade profissional – como todas as outras que estão “liberadas” – apenas de forma política e midiática. Não podemos compactuar com isto! Por isso, reforçamos: somos totalmente contrários à paralisação das atividades do futebol profissional em Santa Catarina.
Itajaí, 10 de março de 2021
Diretoria ACAMID“