Renan Guedes foi um dos jogadores que atuaram na rodada e depois testaram positivo para Covid-19 – Foto: Yan Pedro/JEC
A Federação Catarinense de Futebol adiou todos os jogos das quartas de final do Estadual, que seriam disputados neste final de semana. A decisão aconteceu após vários jogadores testarem positivo para Covid-19. Alguns, inclusive, atuaram nos primeiros jogos do mata-mata da competição.
Marcílio Dias e Figueirense foram os primeiros a anunciar que profissionais de seus quadros haviam testado positivo para a doença. O técnico do Marinheiro, Moises Egert e o volante do alvinegro, Patrick, foram afastados durante a semana e nem chegaram a viajar com suas delegações. Já na sexta-feira, a Chapecoense anunciou que 14 pessoas no clube também haviam sido contaminadas. O clube informou que atletas, membros da comissão técnica do staff foram afastados por conta do resultado dos testes, mas não divulgou nomes. Já no sábado, JEC e Criciúma também confirmou que atletas de seus elencos testaram positivo para o novo coronavírus. O Tigre não divulgou o nome dos dois jogadores, já o Coelho apenas informou que tratava-se de dois jogadores e dois médicos do clube. A reportagem apurou que os atletas são Renan Guedes e Fabian Volpi. Guedes, esteve em campo contra o Brusque na quinta-feira (9).
Diante dos vários casos, a associação de atletas pressionou a federação para adiar a rodada. Inicialmente, apenas o jogo entre Avaí e Chapecoense seria adiado, mas depois a FCF anunciou que todos os jogos das quartas de final seriam disputado em outra data, ainda não definida. Com isso, apenas a primeira partida do playoff de rebaixamento, entre Tubarão e Concórdia, será disputada.
O JEC informou que todos os que testaram positivo estão assintomáticos e garante que o clube seguiu todos os protocolos necessários. O Brusque, adversário do Tricolor, realizou testes nos seus atletas e todos deram negativo. O time do Vale do Itajaí venceu a primeira partida por 1 a 0 na Arena e joga pelo empate no jogo de volta para se classificar para as semifinais.
Texto: Vitor Forcellini