Fabinho Santos pensa em mudanças para o confronto com a Chape no Oeste
A primeira fase do campeonato catarinense vai chegando ao seu final e a definição de classificados e eliminados está perto de ser feita. Joinville e Chapecoense, que se enfrentam neste domingo (8), às 16 horas, representam muito bem os dois extremos da tabela de classificação. O Tricolor está perto de garantir sua classificação e sonha em terminar no G4 para decidir em casa no mata-mata. Já o Verdão é o lanterna do Estadual e quer sua primeira vitória no campeonato para seguir sonhando com um lugar na próxima fase.
Para o duelo no Oeste do estado, o técnico Fabinho Santos pode promover algumas mudanças no time. Fernandinho sentiu um desconforto muscular no treino de quarta-feira (4) e e só voltou a trabalhar com o grupo na atividade deste sábado. Em coletiva antes da viagem para Chapecó, Fabinho afirmou que o jogador estaria em condições de jogo e colocou o atleta entre os relacionados. Porém, existe a possibilidade de Fernandinho começar no banco, para não correr o risco do desconforto se transformar em lesão. Se isso acontecer, Romarinho deve ser seu substituto na ponta esquerda.
A outra mudança pode acontecer no meio-campo. Fabinho fez algumas experiências com Kadu no lugar de Braga e pode ser que o jogador revelado pelo clube ganhe uma chance no onze inicial. No mais, o time deve ser o mesmo que começou a partida contra o Marcílio Dias na última rodada. Lima, recuperado de lesão, está entre os relacionados e deve iniciar o jogo no banco. Charles, com lesão no tornozelo, é o único desfalque.
Já a Chapecoense terá os reforços do zagueiro Derlan e o atacante Paulinho Moccelin. A dupla estava suspensa pelo TJD-SC, mas a Chape entrou com pedido de efeito suspensivo e os jogadores foram liberados para atuar até que o julgamento seja realizado. O atacante Anselmo Ramon também foi beneficiado com o efeito suspensivo, mas não estará em campo no domingo. O atleta ainda se recupera de lesão no músculo posterior da coxa esquerda.
Mas Anselmo não é o único desfalque do time do Oeste. Marcus Vinicius também está no DM, assim como Anderson Leite. Tharlis, suspenso pelo terceiro amarelo, também não joga. Kadu e Tiepo, ambos lesionados, também estão fora do jogo de domingo. Com tantas peças faltando, o técnico Umberto Louzer deve promover algumas estreias no time. Ezequiel, recém-chegado, deve ganhar uma vaga na lateral-direita e Guedes pode fazer seu primeiro jogo como profissional diante do Tricolor. Matheus Ribeiro é outro que pode começar no time titular.
Além do jogo entre seus times, tricolores e alviverdes estarão juntos na torcida contra a dupla Tubarão e Concórdia. Se ambos forem derrotados, o JEC garante sua classificação independente do resultado da partida contra a Chape. Já o Furacão do Oeste, continuaria com chances de classificação e entraria no G8 se vencer o Coelho. O Tubarão visita o Marcílio Dias, enquanto o Concórdia encara o Brusque no Vale do Itajaí. Todos os jogos acontecem às 16 horas.
Retrospecto
O Tricolor leva vantagem no duelo histórico contra a Chapecoense. Em 166 jogos, foram 63 triunfos joinvilenses, 58 empates e 45 vitórias da Chape. O JEC marcou 220 gols, enquanto o Verdão balançou as redes 175 vezes. Na última partida, pelo estadual de 2019, o Joinville venceu por 2 a 1 no Oeste, com gol de Hugo Almeida no último minuto.
Se no histórico o tricolor é quem tem vantagem, a Chape leva a melhor quando o assunto é decisão. Os dois times já decidiram o campeonato catarinense duas vezes, ambas vencidas pelos alviverdes. Em 1996, ano do famoso “Jogo do Foguetório“, a Chapecoense conquistou a taça em cima do Coelho. O time do Oeste repetiu o feito em 2016, no último título do elenco que, meses depois, sofreria a trágica queda do avião que vitimou 71 pessoas.
Foi em um JEC x Chapecoense também, que aconteceu a virada da faixa da torcida União Tricolor, em duelo pela Série C de 2011.
Serviço do jogo
Chapecoense x Joinville
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Quando: Domingo (08), às 16 horas
Arbitragem: Fernando Henrique de Medeiros Miranda, auxiliado por Johnny Barros de Oliveira e Fabiano Coelho da Silva
Ingressos: R$ 30 (R$ 15 meia-entrada)
Provável Chapecoense: João Ricardo; Ezequiel, Hiago, Derlan e Matheus Ribeiro;Guedes, Vini Locatelli e Alan Ruschel; Renato, Aylon e Paulinho Moccelin.
Provável JEC: Ivan; Edson Ratinho, Edu Melo, André Baumer e Gustavo; Braga (Kadu), Trindade e Lucas de Sá; Luquinhas, Fernandinho (Romarinho) e Adriano.
Texto: Vitor Forcellini