Joinville conhece seus adversários na primeira fase da Série D
Com horas de atraso e já ultrapassando o limite estabelecido pelo estatuto do torcedor, a CBF divulgou nesta quarta-feira (4), a tabela e os grupos do campeonato brasileiro da Série D. O Joinville está no grupo A8, junto com Caxias (RS), Pelotas (RS), São Luiz (RS), Marcílio Dias (SC), Tubarão (SC), Novorizontino (SP) e São Caetano (SP).
A estreia do Tricolor na competição nacional será na Arena Joinville. A CBF reservou os dias 23 e 24 de maio para o jogo do JEC diante do Novorizontino. O horário e o dia ainda serão confirmados. Na sequência o time encara o Marcílio Dias fora, o São Luiz em casa, o Pelotas fora, o Caxias em casa, o Tubarão em casa e o São Caetano fora. No segundo turno os mandos se invertem. A novidade é que neste edição, devem ocorrer jogos nos meios de semana.
O regulamento da competição também é novo. Inicialmente, oito times se enfrentam em uma fase preliminar da competição, onde quatro avançam para a fase de grupos. Depois, serão oito grupos com oito times cada. As equipes se enfrentam em turno e returno dentro do grupo e os quatro melhores de cada chave avançam para a segunda fase. A partir daí é mata-mata até a final. Os quatro semifinalistas sobem para a Série C do brasileirão.
O grupo A8, do Joinville, cruza com o grupo A7 na primeira fase eliminatória. Entre os possíveis adversários estão: Toledo (PR), Nacional (PR), Cascavel (PR), Mirassol (SP), Ferroviária (SP), Portuguesa (RJ), Bangu (RJ) e Cabofriense (RJ).
O Joinville já disputou duas vezes a Série D em sua história. Na primeira, em 2010, foi eliminado nas quartas de final pelo América (AM). Porém, a descoberta da escalação de um jogador irregular no time manauara fez com que o Coelho herdasse a quarta colocação e consequentemente conquistasse o acesso à Série C do ano seguinte. Já em 2019, a equipe caiu na primeira fase em um grupo que tinha Ferroviária (SP), Maringá (PR) e Avenida (RS).
Texto: Vitor Forcellini