Willian Weihermann arremessa de três contra o Avaí. Bola do perímetro é uma das qualidades do ala – Foto: Vitor Forcellini
Em situação já complicada no NBB, o Basquete Joinville sofreu uma baixa nesta semana. O ala Willian Weihermann, revelado pela equipe, deixou o elenco e não atua mais neste NBB. O atleta de 22 anos se dedicará ao basquete 3×3, modalidade na qual ele já atuava e que recentemente foi incluída na lista de esportes olímpicos.
Weihermann estava no elenco desde o retorno as competições nacionais, em 2017. Natural de São Bento do Sul, o ala estava no Joinville desde as categorias de base e era uma das revelações da equipe catarinense. Chegou a disputar duas LDB’s pela equipe. Nesta temporada começou muito bem no NBB, fazendo boas partidas contra Vasco, Flamengo e Botafogo no Rio de Janeiro. Porém, ao longo da competição acabou perdendo espaço e na partida contra o Botafogo atuou por apenas 36 segundos. Ainda assim foi responsável por uma bola de três no estouro do cronometro para o final do segundo quarto, levantando a torcida no Centreventos.
Ao todo, Weihermann fez 60 jogos pelo Joinville em competições nacionais, incluindo NBB e Liga Ouro. Além disso, foram mais 30 partidas pela LDB. Nesta temporada atuou em 20 confrontos, com média de 5,6 pontos em 9,6 minutos por jogo.Seu melhor desempenho foi diante do Pinheiros, quando anotou 21 pontos, encestando quatro bolas do perímetro.
O atleta agora irá se dedicar ao 3×3, modalidade de basquete que irá estrear nas olimpíadas de Tóquio, em 2020. O atleta já atuava em alguns torneios e chegou a disputar uma competição fora do país. Weihermann deve migrar para São Paulo, onde são realizadas as principais competições do 3×3.
Texto: Vitor Forcellini