Joinville perde para o Corinthians e se complica no NBB
O Basquete Joinville fez um jogo duro diante do Corinthians, no ginásio Wlamir Marques, mas não conseguiu a vitória. O alvinegro fez um grande segundo quarto e abriu uma vantagem que o Joinville não conseguiu buscar. O placar de 92 a 83 deixou os catarinenses em situação ainda mais complicada na classificação do NBB.
O primeiro quarto foi bem equilibrado. O Joinville começou melhor, mas nos cinco minutos finais o time da casa igualou o jogo. Fuller e Shilton travavam um interessante duelo com Cook e Mathias e o quarteto se sobressaiu no começo do jogo. O equilíbrio ficou evidente no placar, com o quarto terminando empatado em 18 a 18.
Foi no segundo quarto que o time catarinense destoou no jogo. O coletivo do Corinthians fez a diferença. Fuller, Teichmann, Humberto e Giovannoni pontuaram bem e Parodi organizou o time com maestria, distribuindo cinco assistências. O Joinville até produziu bem ofensivamente, mas não conseguiu segurar o adversário na defesa, principalmente no final do período. O clube ainda viu Starks chegar a terceira falta, o que fez o armador ir para o banco e atrapalhou os planos joinvilenses. Ao final, 11 pontos de vantagem a favor do Timão, 51 a 40.
O Joinville voltou melhor no terceiro quarto. Vezarinho assumiu armação do time enquanto Starks estava fora e a equipe foi mais consistente defensivamente. A vantagem corintiana chegou a cair para cinco pontos e quando Starks entrou, fez oito pontos em apenas três minutos, contribuindo muito para a equipe. No momento crítico, o Corinthians lançou mão da experiência de Giovannoni e do talento de Fuller. Os dois conseguiram retomar o ritmo da equipe e a vantagem voltou a subir, fiando em nove pontos ao fim do quarto, 71 a 62.
Se o Corinthians usou a experiência para se mantar a frente, o Joinville fez o mesmo no último quarto. Bambu chamou a responsabilidade e fez sete pontos no período, ajudando a diferença cair para quatro pontos quando restavam pouco menos de cinco minutos para o fim. Mas o time da casa conseguiu se segurar e manter a diferença, esperando o momento certo para matar o jogo. Quando o Joinville errou, o Corinthians aproveitou e voltou a abrir vantagem. O trio Humberto, Giovannoni e Fuller segurou a barra e garantiu mais uma vitória para os paulistas.
Fuller foi o cestinha do jogo, com 25 pontos. Pelo Corinthians também se destacaram os alas Giovannoni e Humberto, com 14 e 13 pontos respectivamente. O armador uruguaio Parodi contribuiu com 10 assistências ao longo do jogo. Já no lado joinvilense, Starks foi o cestinha com 15 pontos, seguido por Mathias com 14, Cook com 12 e Bambu com 11. Mathias pegou oito rebotes e também teve grande atuação. Felipe Vezaro foi outro que se destacou, com sete rebotes e seis assistências.
O resultado foi muito ruim para o time de Santa Catarina. Isso porque o Brasília bateu o São José e abriu duas vitórias de vantagem em relação ao Joinville, que segue sendo lanterna do NBB. Na próxima terça-feira (19), o time recebe o Botafogo no Centreventos Cau Hansen. Já o Corinthians assumiu a oitava posição e volta a jogar no dia 28 de fevereiro, diante do Mogi.
Texto: Vitor Forcellini