Joinville perdeu a décima seguida no NBB – Foto: divulgação/LNB
No confronto entre o líder e o lanterna do campeonato, o favoritismo era claro. Jogando em casa, o Pinheiros confirmou o bom momento diante de um Joinville que até fez um bom jogo, mas foi novamente castigado pelo terceiro quarto abaixo da média dos outros períodos. No fim, o placar de 92 a 70 a favor dos paulistas representa bem a campanha das duas equipes no campeonato.
Como era de se esperar, o Pinheiros começou melhor e construiu uma pequena vantagem através das boas atuações de Dawkins, Isaac e Renato. Mesmo assim o Joinville não deixou o adversário desgarrar. Se não foi tão bem no ataque, o time visitante segurou o adversário na defesa e o primeiro quarto terminou 18 a 12 para o time da capital paulista.
Foi no segundo quarto que o Joinville viveu seu melhor momento no jogo. Cook e Starks estavam inspirados e juntos fizeram 17 pontos no período. O ataque melhorou bastante e o time fez 25 pontos no quarto. Diante de um adversário qualificado, o bom desempenho do Joinville deixou o time apenas 4 pontos atrás quando as equipes foram para o intervalo, 41 a 37.
Porém, a já recorrente oscilação no terceiro quarto voltou a dar as caras. Os joinvilenses foram muito mal na volta dos vestiários e o Pinheiros não perdoou. O time da casa fez 29 a 12, com show de Renato. O pivô acertou tudo que tentou e teve 100% de aproveitamento nos arremessos. Nos visitantes, pouca produtividade. O cestinha foi Mathias, com apenas quatro pontos no quarto. O baixo desempenho deixou a vitória longe das mãos joinvilenses, já que o placar estava 70 a 49.
O quarto período até foi equilibrado, mas a partida já estava ganha. O Pinheiros se solidificou na liderança e o Joinville segue segurando a lanterna, chegando a 10ª derrota consecutiva.
O cestinha do jogo foi Dawkins, com 18 pontos. Pelo lado catarinense, Cook, com 15 pontos, foi o maior pontuador. Starks veio logo atrás com 12. Mathias foi bem nos rebotes, com oito bolas recuperadas.
O Joinville volta a quadra já na sexta-feira (15), contra o Corinthians, em São Paulo. O Pinheiros só joga no dia 28 de fevereiro, diante do Bauru, fora de casa.
Texto: Vitor Forcellini